Doppelgänger, a sua Cópia Idêntica

Já imaginou você ter uma cópia idêntica, que se passa por você enganando outras pessoas? Isso existe e tem até nome: Doppelgänger!

Imagine a seguinte situação: você está no seu quarto, mexendo no seu Facebook, ouvindo aquela música gostosa, quando de repente entra seu irmão no quarto e diz que te viu na cozinha. É claro que você responde que não estava lá, que ficou o tempo inteiro no seu computador, mas seu irmão insiste que te viu na cozinha e até falou com você. Loucura? Não. Segundo uma lenda alemã, existe um ser que tem o dom de "clonar" uma pessoa e imitá-la nos mínimos detalhes. Esse ser é chamado de Doppelgänger.

O nome Doppelgänger se originou da fusão das palavras alemãs doppel (significa duplo, réplica ou duplicata) e gänger (andante, ambulante ou aquele que vaga).

Não confundir Doppelgänger com o fenômeno da Bilocação, que é quando a pessoa conscientemente pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas as duas pessoas ainda são a mesma. No caso do Doppelgänger, o que se vê muitos acreditam é o gênio contrário da pessoa.

Qual o objetivo de um Doppelgänger?

Muitos dizem que ele é considerado o lado negativo, que tenta influenciar a pessoa a fazer coisas cruéis, que ela não faria normalmente. Outros acreditam que esta criatura poderia ser um conselheiro invisível, que seria visível somente para o que o tem.

Eu já vi alguns episódios do programa "Paranormal Witness" e da série "Assombrações" onde as pessoas relatam que viram um Doppelgänger, e não era coisa boa não. Geralmente é associado a maldade.

O que significa ver um Doppelgänger?

É muito discutido o que significa ver um Doppelgänger, mas em geral não é coisa boa. Varia de acordo com quem vê:

- Você ver seu próprio Doppelgänger: ferrou amigo... dizem que é sinal de que você está para morrer, pois dizem que na verdade você está vendo é sua própria alma saindo do corpo e indo para o mundo astral.

- Os outros verem o Doppelgänger: isso é o que ocorreu no exemplo acima. O carinha que viu o Doppelgänger do irmão na cozinha. Significa que o irmão vai passar por um período de azar, terá problemas emocionais e tudo mais...

Alguns Casos Famosos

Hora de conhecer alguns casos famosos. Não se preocupe que em seguida vem os casos recebidos através do site Sobrenatural.Org

John Donne. Saiba mais.

- John Donne, o poeta do século 16 Inglês, cujo trabalho muitas vezes tocou na metafísica, foi visitado por um Doppelganger enquanto ele estava em Paris – não dele, mas de sua esposa. Ela lhe apareceu segurando um bebê recém-nascido. A esposa de Donne estava grávida na época, mas a aparição foi um presságio de grande tristeza. No mesmo momento que o Doppelganger apareceu, sua esposa havia dado à luz uma criança natimorta.

- Percy Bysshe Shelley, ainda considerado um dos maiores poetas da língua Inglesa, encontrou seu doppelganger na Itália. O fantasma silenciosamente apontou em direção ao Mar Mediterrâneo. Não muito tempo depois, e pouco antes de seu aniversário de 30 anos em 1822, Shelley morreu em um acidente com um barco a vela – afogado no Mar Mediterrâneo.

- Guy de Maupassant, romancista francês e contista, alegou ter sido perseguido pelo seu doppelganger perto do fim de sua vida. Em uma ocasião, ele disse, esta “cópia” entrou em seu quarto, sentou-se em frente a ele e começou a ditar o que Maupassant estava escrevendo. Ele escreveu sobre essa experiência em seu conto “Lui”.

- Rainha Elizabeth I da Inglaterra ficou chocada ao ver sua sósia deitada na sua cama. A rainha morreu logo depois.

Abraham Lincoln

- Abrahan Lincoln. Segundo informações, um dia antes do assassinato de Lincoln, um doppelgänger apareceu nos sonhos de sua esposa.

- Emilie Sagee: Um dos relatos mais fascinantes de um doppelganger vem do escritor americano Robert Dale Owen, que ouviu a história de Julie von Güldenstubbe, a segunda filha do barão von Güldenstubbe. Em 1845, quando von Güldenstubbe tinha 13 anos, ela participou de Pensionat von Neuwelcke, escola, perto de Wolmar no que é hoje Letónia. Um de seus professores era uma mulher de 32 anos de idade, francesa chamada Emilie Sagée. E, embora a administração da escola estava bastante satisfeita com o desempenho de Sagée, ela logo se tornou um objeto de rumores e especulações estranhas. Sagée, ao que parece, teve uma “cópia” que aparecia e desaparecia em plena vista dos alunos.

No meio da aula, um dia, enquanto Sagée estava escrevendo no quadro negro, a sua “cópia” exata apareceu ao lado dela. A sósia copiou precisamente os movimentos da professora cada como ela escreveu, exceto que ele não tinha qualquer giz. O evento foi testemunhado por 13 alunos na sala de aula. Um incidente semelhante foi relatado no jantar uma noite, quando a sósia Sagée foi vista em pé atrás dela, imitando os movimentos dela comendo, embora não possuía utensílios.

A sósia nem sempre imita seus movimentos, no entanto. Em várias ocasiões, Sagée seria vista em uma parte da escola, quando se soube que ela estava em outra naquele exato momento. O exemplo mais impressionante aconteceu em plena vista de todo o corpo discente de 42 alunos em um dia de verão em 1846. As meninas estavam todas reunidas no hall da escola para aula de costura e bordado. Como elas se sentaram nas mesas longas de trabalho, puderam ver claramente Sagée colendo as flores do jardim da escola. Um outro professor foi supervisionar as crianças. Quando este professor deixou a sala para falar com a diretora, a sósia de Sagée apareceu em sua cadeira – enquanto a verdadeira Sagée ainda podia ser vista no jardim. Os alunos puderam observar que os movimentos de Sagée no jardim pareciam cansados ​​enquanto o doppelganger estava sentado, imóvel. Duas meninas valentes aproximaram-se do fantasma e tentaram tocá-lo, mas sentiu uma resistência estranha no ar ao seu redor.Uma menina realmente pisou entre a cadeira do professor e da mesa, passando para a direita através da aparição, que permaneceu imóvel. E, em seguida, lentamente desapareceu.

Sagée alegou nunca ter visto o doppelganger de si mesma, mas disse que sempre quando ia aparecer, ela se sentia esgotada e cansada. Sua cor física até parecia pálida nesses momentos.

Doppelgänger na Mídia

Chefe Doppelganger do jogo
Devil May Cry 3

Não é raro ver Doppelgänger em filme, série e jogos.

O jogo Devil May Cry 3 tem um chefe que é um Doppelganger. O excelente jogo Far Cry 3 - faltou 2 troféus para eu platinar :( - também tem doopelganger

Na série The Vampire Diares a partir do final da primeira temporada e segunda temporada em diante passou a se falar muito sobre a Doppelgänger da personagem principal (Elena).

A famosa série How I Met Your Mother teve seu episódio sobre Doppelgänger, o nº 24 da 5ª temporada

E pesquisando achei até uma série chamada Doppelgänger de 1971 (não sei mais nada sobre ela. Se você sabe, deixe nos comentários...)

Elena e Katherine, doppelgangers na série
The Vampire Diaries

Existe um filme chamado Journey to the Far Side of the Sun, que no Brasil foi traduzido como: Doppelganger. É um filme britânico de 1969 dirigido por Robert Parrish e estrelado por Roy Thinnes, Ian Hendry, Lynn Loring e Patrick Wymark. No filme, uma missão conjunta NASA-Europa para investigar um planeta em uma posição paralela a Terra atrás do Sol termina em desastre com a morte de um astronauta. Seu colega percebe que o planeta é uma cópia reflexa da Terra, onde todos os aspectos da vida correm ao contrário. Quer assistir?

Capa do filme "Enigma Mortal"

Tem mais filme! Doppelganger (1993) em inglês, no Brasil Enigma Mortal, com Drew Barrymore. Sinopse: Depois que sua mãe é brutalmente assasinada, a tímida Holly Gooding é mandada para Los Angeles e acaba encontrando a proteção do escritor Patrick Highsmith (George Newbern). Porém, ele não idéia que está abrigando um terrível perigo sob seu teto. Por trás do rosto ingênuo de Holly escondem-se duas personalidades: de um lado, a doce e tímida jovem que todos conhecem; de outro, uma assassina violenta.Quer assistir? Clique aqui então (em inglês)!

Um doppelganger também aparece no filme "Cisne Negro".

Se procurar acha muita coisa, como RPG, no jogo Silent Hill etc. Não vou me alongar aqui. Só quis mostrar que você provavelmente já pode ter visto na sua TV sobre Doppelgänger...

A Ciência Explica

Assombrados, aqui tive que literalmente copiar, pois em todas as fontes consultadas, o texto era o seguinte:
O fenômeno Doppelgänger, segundo os meios científicos, é provocado pelo mau funcionamento da junção temporo-parietal, uma região do cérebro responsável pela integração de várias sensações (táteis, visuais e de posicionamento do corpo) que constantemente chegam ao cérebro, "montando" a forma pela qual se entende o mundo e o posicionamento do corpo em relação ao que está ao redor. O mau funcionamento dessa região pode, portanto, acarretar o desacoplamento da percepção inconsciente do corpo e da sua representação no espaço. Quando as sensações táteis, de equilíbrio e visuais não coincidem entre si, a compreensão da localização do corpo e do que é pessoal ou extrapessoal perde-se, e tem-se a origem da intrigante sensação autoscópica ou extracorpórea, o que poderia explicar a visão do Doppelgänger.

Existe Doppelgänger sim, veja essas fotos:

Abaixo, algumas fotos de famosos e pessoas de outras épocas que são muito semelhantes. É claro que não são Doppelgänger, mas hoje está se usando essa palavra para esses casos.

Filipe IV (antigo Rei da Espanha) e Mark Zuckerberg (criador do Facebook)

Justin Timberlake (cantor) e uma foto de um antigo bandido

Nicolae Grigorescu (pintor romeno do Século XIX) e Orlando Bloom (ator)

Nicolas Cage (ator) e um homem em 1870

John Travolta (ator) e um homem desconhecido do Século XIX)

Alec Baldwin (ator) e Millard Fillmore (Ex-Presidente dos EUA)

Via: Assombrado.com.br

Hot da semana

O caso dos vampiros do Pará

Uma lenda do Polo Norte: sobre a importância da palavra

Empresária emagrece 40 quilos após ser chamada de gorda no trânsito

Dica de filme: Ex Machina - Inteligência artificial com consciência própria?

Dica de filme: Coerência (Coherence) - O que há de quântico em um jantar entre amigos?