11 alimentos para ter uma pele perfeita

11 alimentos para ter uma pele perfeita

Ter uma pele bonita e viçosa não é privilégio de quem tem acesso a cremes caros e a tratamentos estéticos de ponta. Nossa alimentação tem fundamental importância para manter nosso organismo em equilíbrio e a pele é uma das grandes beneficiadas. Por isso mesmo, ter uma alimentação saudável é um importante cuidado com a beleza.

É recomendado evitar produtos ricos em gorduras, corantes e adoçantes artificiais. As comidas com alto índice glicêmico, como os feitos com farinha e açúcar refinados, também são grandes vilãs. O consumo em excesso pode aumentar a produção das glândulas sebáceas (responsáveis por regular a oleosidade da pele) e causar acne.

Quer saber quais alimentos serão seus melhores amigos na busca por uma pele perfeita? Confira agora e siga as dicas já na sua próxima refeição:

Cenoura

Muito conhecida por quem adora um bronzeado, a cenoura, assim como a manga e o tomate, são grandes aliadas da pele. Esses alimentos são ricos em betacaroteno, uma substância que consegue combater os radicais livres e os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Isto é, agem contra o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Também possuem vitaminas A, C e E, que estimulam a produção da melanina, o pigmento natural do corpo.

Experimente tomar sucos e vitaminas feitos com esses alimentos, principalmente no verão quando a incidência de radiação solar é maior.

Brócolis

Assim como o espinafre e a couve, o brócolis é rico em vitaminas D e E. Elas são responsáveis por fornecer componentes importantes para formar as células da pele. Também possuem minerais como cálcio, zinco e magnésio, essenciais para manter a saúde das células de todo o corpo.

Invista nos vegetais verde-escuros para evitar que sua pele fique pálida e sem vida. Consuma esses alimentos de preferência crus em saladas e sucos, ou cozidos no vapor para não perder os nutrientes.

Castanha-do-pará

Rica em fibras e em vitamina E, a castanha-do-pará ajuda a reparar a pele dos danos sofridos por agentes externos, como o vento e o sol. O ômega 3 presente na castanha e também nas sementes de girassol, no amendoim e no avelã, é um ácido graxo fundamental para o corpo. Ele ajuda a prevenir a acne e várias outras doenças, inclusive as cardiovasculares.

As oleaginosas ainda ajudam a manter a elasticidade natural da pele do rosto. Por serem bem práticas, as castanhas podem ser levadas na bolsa e consumidas como lanches entre as refeições.

Melancia

Com 95% de água em sua composição, a melancia é um poderoso alimento para manter a hidratação da pele e do corpo sempre em dia. Também é rica em sais minerais e é diurética, ou seja, ajuda o organismo a eliminar toxinas nocivas à saúde. Você pode consumí-la in natura ou combiná-la a outras frutas como manga, laranja e kiwi para potencializar seus benefícios.

Morango

Um sorbet de frutas vermelhas vai muito bem no calor, não é mesmo? Além de deliciosas, as frutas como morango, cereja, amora e framboesa são ricas em cianidina. Essa substância é importante na luta contra radicais livres e também ajuda o processo de diferenciação celular, fundamental no combate às células cancerígenas.

O morango contém muita vitamina C, o que auxilia na firmeza da pele e na formação do colágeno. Além disso, ajuda no combate ao excesso de oleosidade.

Iogurte

Iogurte natural com granola é uma dupla certeira para o café da manhã. Aposte na combinação para ter disposição o dia todo e regular o funcionamento do intestino. Isso porque o iogurte possui componentes probióticos que favorecem o equilíbrio da flora intestinal. Com o corpo funcionando direitinho, a pele fica com mais viço e um aspecto mais saudável.

Mas atenção ao detalhe: dê preferência para a versão natural, sem adição de açúcares e corantes.

Uva

Muito consumidas in natura ou na forma de sucos integrais, as uvas são ótimas aliadas da pele. Suas propriedades laxativas e diuréticas estimulam as funções do fígado e ajudam a limpar o organismo. Também auxiliam o combate ao envelhecimento precoce e dão mais disposição, conferindo mais brilho e viço à pele.

Óleo de coco

Queridinho do momento, o óleo de coco contém ácido láurico, vitamina E e ácidos graxos. O ácido láurico possui ação antibacteriana e antiviral, que protege o organismo de infecções, alergias e acne. O óleo também ajuda a manter a hidratação da pele, além de promover mais maciez e combater as temidas rugas.

Pode ser consumido puro, limitando a quantidade diária em ate três colheres de sopa. Quem não é muito fã do sabor, pode usar o óleo na hora de preparar refeições, como sopas, bolos e grelhados.

Pepino

Um copo de suco verde pela manhã dá a energia necessária para o dia começar muito bem. E que tal adicionar algumas rodelas de pepino à preparação? O pepino é um alimento diurético que ajuda o organismo a eliminar toxinas mais rápido. Além disso, contém vitamina C e ácido fólico, portanto, é um alimento que incentiva a regeneração celular e auxilia na cicatrização.

Lentilha

A alta concentração de zinco na lentilha e também no feijão ajuda na cicatrização da pele e na produção de colágeno. A lentilha é também um anti-inflamatório natural, que auxilia a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos. Isso quer dizer que o sangue consegue levar os nutrientes necessários para todo o corpo, o que dá um aspecto mais saudável à pele.

A sopa de lentilha com legumes é deliciosa, mas o grão também pode ser usado em saladas.

Abacaxi

As frutas cítricas como o abacaxi e a laranja são ricas em vitamina C e, portanto, fontes de antioxidantes que estimulam a produção de colágeno e conseguem suavizar até mesmo as rugas mais profundas. O abacaxi possui ação anti-inflamatória que atua na pele evitando acne e alergias. Também ajuda a dar mais firmeza aos tecidos e potencializar a imunidade de forma natural. Consumido em rodelas ou em cubos, em sucos ou em saladas de frutas, o abacaxi é um alimento poderoso para manter a saúde da pele.

Viu como não é difícil ter uma pele perfeita? Os cuidados devem ser externos com o uso de hidratantes e sabonetes que ajudem a dar mais maciez e firmeza, e também internos, a partir da ingestão de alimentos que potencializarão a beleza e jovialidade da pele. Invista em uma alimentação equilibrada e veja os resultados em pouco tempo! Além disso, lembre-se de beber água, fazer exercícios físicos regularmente e dormir boas horas de sono.

Depyl

Comentários

Hot da semana

O estranho e inexplicável fenômeno da chuva de pedras

Dica de filme: Coerência (Coherence) - O que há de quântico em um jantar entre amigos?

Top 10 Países Mais Racistas do Mundo

10 Histórias de Navios Fantasmas

O homem já teria pisado em Marte?