Conheça os 12 locais mais sombrios do planeta Terra
Acha o seu quarto um local sombrio e inabitável? Espere até conhecer os locais mais sombrios do planeta Terra. No decorrer das décadas o humano tem destruído o planeta de tal forma, que alguns lugares se tornaram inabitáveis ou impróprios até para visitarmos. Muitas vezes estes lugares só são habitados ou visitados por quem realmente é “macho”, é exatamente por este motivo que muitos destes locais estão localizados na Rússia. É hora de carimbar seu passaporte para uma ida sem volta aos 12 locais mais sombrios do planeta. Boa viagem e boa sorte!
Cherepovets é a cidade russa do “metal pesado”. A metrópole fabrica ferro e aço em quantidades de cair o queixo. Não há jardins ou paisagens agradáveis por lá, há apenas ferro. Atualmente é considerada a segunda cidade mais poluída da Russia. Segundo alguns historiadores, Cherepovets significa “City of Skulls” ou “Cidade dos Crânios”.
A cidade Trona levou este nome graças ao mineral que era amplamente coletado por lá antigamente. Atualmente outro minério é coletado na cidade, Bórax. Trona fica em San Bernadino County, no estado da Califórnia, EUA, e tem uma população de pouco mais de 2700 moradores, em sua grande maioria trabalhadores das minas. A cidade tem o único campo de futebol americano dos EUA feito de areia (além do Alasca), devido ao calor escaldante do solo e ao alto índice de salinidade dele, gramas não sobrevivem por lá.
Daca é considerada a segunda pior cidade do mundo para se viver de acordo com o mais recente relatório da ONU, perdendo apenas para Damasco, a capital da Síria. Daca luta em uma batalha sem fim contra a superpopulação e poluição.
Youngstown foi vítima de um colapso da indústria do aço nos anos 70, quando as usinas faliram e ferro-velhos como o da imagem acima se espalharam por todos os lugares. Moradores da cidade migraram para outros lugares durante duas décadas, a cidade então sofreu uma queda de 60% de sua população.
De uns anos pra cá, no entanto, sinais de recuperação começaram a surgir em Youngstown. Uma nova fábrica de produção de tubos aberta há alguns anos por lá trouxe esperança aos moradores, tanto é que a revista Forbes nomeou a cidade como a quarta melhor para criar uma família nos EUA.
Este canto do noroeste da China está lentamente sendo engolido por areias dos desertos Tengger e Badain Jaran que chegam cos ventos. A situação é tão crítica por lá que as cidades e fazendas próximas estão gradualmente perdendo abastecimento de água e sucumbindo ao ataque das areias.
Com temperaturas que permanecem abaixo de zero todos os anos de setembro a maio, Oymyakon é um lugar frio. A temperatura mais baixa já registrada por lá é de -71 °C, ou seja, não é apenas um lugar frio, é um lugar MUITO frio. Perdido entre a neve sem fim no deserto siberiano de Yakutia, o local foi designado como uma área de congelamento permanente. Se for visitar, leve todas as blusas de frio, mas não só as suas, leve também todas que encontrar pelo caminho.
A comunidade de Makoko de Lagos, Nigéria, é um labirinto úmido de barracos caindo aos pedaços. É uma favela flutuante, cercada por águas poluídas e contaminadas com óleo e todos os tipos de destroços e sucatas. A situação é tão crítica por lá que a favela está sob ameaça de erradicação pelo governo nigeriano.
West Point é uma comunidade localizada em uma pequena área de Monróvia. Lá vivem apertados mais de 75 mil moradores convivendo com a cólera, uso abusivo de drogas e crimes. Se não bastasse isso, a península está lentamente sendo engolida pelo mar.
A revista The Economist considerou o local como um dos piores lugares do mundo para se viver, mas infelizmente mais de 300 mil pessoas vivem lá por falta de opção, suportando a pobreza extrema e condições insalubres de moradia.
Pripyat é uma cidade fantasma que fica na Ucrânia. Próximo à cidade fica a central nuclear de Chernobyl, lugar onde ocorreu o maior acidente nuclear da história da humanidade (em abril de 1986), por este motivo ninguém mais mora lá há mais de 30 anos.
De acordo com especialistas, a cidade somente poderá ser novamente habitada após 900 anos, portanto a menos que nos submetamos a um processo de criogenia, jamais veremos alguém vivendo por lá novamente. Atualmente é possível fazer passeios na região, quem se habilita?
La Riconada é uma cidade localizada nos Andes, posicionada a 5 mil metros de altura, construída originalmente por trabalhadores de minas de ouro. É um local sujo com lixo espalhado por todos os lugares e frio, muito frio. Além disso o ar lá é tão rarefeito que faz do local um lugar quase que inabitável.
12 – Cherepovets, Rússia
11 – Trona, EUA
10 – Daca, Bangladesh
9 – Youngstown, Ohio, EUA
8 – Minqin County, China
7 – Oymyakon, Rússia
6 – Makoko, Lagos, Nigéria
5 – West Point, Monrovia, Libéria
4 – Porto Moresby, Papua-Nova Guiné
3 – Pripyat, Ucrânia
2 – La Rinconada, Peru
1 – Norilsk, Rússia
Famosa por sua mineração de metais e pelas extremas baixas temperaturas e quantidades de luz por dia (apenas 77 minutos por dia em Novembro), Norilsk definitivamente não é um bom lugar para se visitar. O local ficou famoso graças aos campos de mineração de níquel, cobre, platina e carvão de Gulag, durante as décadas de 30 e 40. Apesar das condições difíceis de sobrevivência, a cidade chegou a atingir uma população de cerca de 130 mil habitantes.
Devido à mineração de níquel, atualmente Norilsk está entre os dez lugares mais poluídos do planeta, chuva ácida é algo comum por lá. A temperatura média anual lá é de −10°C, mas temperaturas de −60°C já foram registadas. Norilsk é uma cidade fechada, o que significa que é altamente improvável que alguém obtenha permissão para visitar a cidade. Se você conseguir, porém, o local oferece algumas atrações turísticas, como visitações a uma casa de madeira usada por exploradores em 1920 e até um mini teatro com apresentações. Isso daria um bom filme de terror, não?!
Fonte: RocknTech