Pesquisador afirma que estrelas podem "enviar" perigosos asteroides contra a Terra


Os seres humanos poderão ser dizimados do Universo pela ação de duas estrelas anãs que poderiam provocar uma chuva de perigosos e devastadores asteroides sobre a Terra, de acordo com uma nova teoria.

Segundo estimativas recém-divulgadas de um estudo conduzido pelo pequisador Bailer-Jones, do Instituto Max Planck de Astronomia, em Heidelberg, na Alemanha, há algumas estrelas que poderão causar esse nefasto cenário nas próximas centenas de milhares de anos. De acordo com o estudo, a força gravitacional destas estrelas poderiam “empurrar” na direção da Terra muitos cometas da Nuvem de Oort, uma região do espaço cheia de rochas geladas.
Uma estrela que deverá ter papel fundamental nesta ação é a Hip 85605, que tem 90% de chance de chegar a 0,13 anos-luz de distância (algo como 1,5 trilhão de quilômetros) de nós em um período entre 240 mil a 470 mil anos. Atualmente, sua distância da Terra é de 16 anos-luz, na Constelação de Hércules.

Uma segunda estrela, conhecida como GL 710, da Constelação de Ofiúco, também tem uma boa chance de passar perto o suficiente para “perturbar” a Nuvem de Oort e enviar os cometas para a Terra. A GL 710, no entanto, deverá levar três vezes mais tempo para se aproximar de nós em comparação com a Hip 85605.

Enquanto Bailer-Jones acredita que há uma elevada probabilidade de um evento como esse acontecer, os dados não são 100% confiáveis, de acordo com ele. Isso porque as informações de Hipparcos, nave da Agência Espacial Europeia, sobre a estrela são da década de 1990. Um novo levantamento terá que ser feito para avaliar estes números com mais precisão. Os estudos foram publicados na revista Astronomy & Astrophysics.

Fontes: Astronomy & Astrophysics, The Independent, Hyperscience / Via: History C.

Hot da semana

7 monstros do mar pré-históricos e aterrorizantes

John Wayne Gacy - O Palhaço Assassino

Top 10 Países Mais Racistas do Mundo

O misterioso caso de Tara Calico

Dica de filme: Coerência (Coherence) - O que há de quântico em um jantar entre amigos?