8 dicas para reduzir os níveis de cortisol e o stress


O cortisol – uma hormona da família dos esteroides cuja produção é estimulada pelo stress – é produzido pela parte superior da glândula supra-renal, sendo esta glândula responsável por estimular a conversão de proteínas e gorduras em glicose, diminuindo a captação de glicose pelas células, aumentando consequentemente a utilização de gorduras.

Considerada a “hormona do stress”, o cortisol ativa um conjunto de respostas, de modo a preparar o organismo para situações de emergência, apresentando respostas físicas como o aumento da pressão arterial e do açúcar no sangue, levando a uma maior energia muscular. Em paralelo, todas as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de novos tecidos são bloqueados para que o organismo se concentre na função catabólica, para a obtenção de energia muscular.

A produção desta hormona numa quantidade certa é importante para a sobrevivência humana, no entanto, o organismo poderá produzi-la em excesso, levando a sintomas como a pessoa sentir-se continuamente ansiosa e stressada. Nestes casos, é essencial agir e diminuir a produção de cortisol que, para além de trazer um efeito positivo, vai deixá-lo mais relaxado.

1. Faça mudanças na dieta

Corte ou elimine bebidas com muita cafeína da sua alimentação, como refrigerantes, bebidas energéticas, café, dado que a cafeína aumenta os níveis de cortisol. No entanto, nas pessoas que ingiram cafeína regularmente, as reações provocadas pelo cortisol ficam reduzidas.

2. Reduza a quantidade de alimentos processados

Alimentos processados, principalmente carboidratos simples e açúcares, aumentam os níveis de cortisol. São exemplo destes carboidratos: pão branco, massas comuns (excluindo as integrais), arroz branco, bolos, chocolates, etc.

3. Beba água em quantidade suficiente

Uma desidratação de apenas meio litro poderá elevar os níveis de cortisol. O stress provoca desidratação e a desidratação provoca stress, gerando-se assim um ciclo vicioso. Regra geral, urina escura indica que não está a ser ingerida água em quantidade suficiente.

4. Inclua óleo de peixe na alimentação

A ingestão de apenas 200 mg de peixe poderá reduzir os níveis de cortisol. Alguns peixes como salmão, sardinha, cavala, robalo, possuem óleo de peixe.

5. Medite

A meditação ativa o nervo vago, levando o organismo a diminuir os níveis de cortisol. Existem várias técnicas de meditação, desde respirar profundamente a imaginar paisagens calmas. A meditação deve ser praticada 3 ou 4 vezes por semana, durante 30 minutos.

6. Tenha momentos de boa disposição

O riso pode ajudar a reduzir o cortisol. Veja um filme de comédia ou ouça uma história engraçada, procure um amigo bem-disposto ou lembre-se de situações engraçadas.

7. Faça exercício físico

O exercício físico combate o stress, no entanto, exercícios aeróbios, como correr, ou praticar natação, aumentam o batimento cardíaco e, consequentemente, o cortisol. Atividades como ioga, e pilates são exercícios onde queima calorias, trabalha os músculos e reduz os níveis de cortisol.

8. Ouça música

Um estudo demonstrou que a musicoterapia diminui os níveis de cortisol em pacientes submetidos à colonoscopia. Assim, em momentos de maior stress ouça uma música calma.

Adoeci

Comentários

Hot da semana

Dica de filme: Coerência (Coherence) - O que há de quântico em um jantar entre amigos?

O caso dos vampiros do Pará

Uma lenda do Polo Norte: sobre a importância da palavra

Feliz Ano Novo, pelos Calendários Maia e do antigo Egito