Cinco dicas para conseguir crescer na carreira

Grandes executivas brasileiras revelam as dicas que as ajudaram a avançar na carreira e a alcançar postos de liderança em grandes empresas.


Para avançar na carreira não é preciso trabalhara até à exaustão. Hoje em dia, o diálogo e o planeamento são muito mais valorizados pelos superiores do que as noites passadas em claro, contam as executivas entrevistadas pela revista Claudia.

Eis algumas das principais dicas partilhadas pelas executivas:

1. Deixe os seus objetivos claros.

"Quando trabalhava na Pepsico e quis mudar para um cargo executivo, fui até ao meu chefe e verbalizei o meu desejo com todas as letras", conta Andrea Alvares, atualmente vice-presidente de marketing e inovação da Natura.

2. Imponha limites aos seus superiores. 

"A mulher tem medo de ser demitida se for rígida", diz Andrea Salgueiro, vice-presidente da área de dressings da multinacional Unilever, que desaprova esse receio. Conta que já recusou viagens de trabalho por causa da família, por exemplo. Correu tudo bem. O segredo, segundo a executiva, é aprender a negociar.

3. Faça um planeamento da sua carreira.

É preciso sonhar alto. “Quem sonha pequeno não cresce", defende Andrea Salgueiro. Para realizar os seus sonhos precisa de saber o destino e, assim, aprofundar os seus conhecimentos e capacidades necessárias para tal função. Sem planeamento, as coisas podem ser muito diferentes do que desejava. Faça planos a curto, médio e longo prazo.

4. Pratique o ‘networking’.

"Digo às minhas funcionárias que este é um fator essencial: contatos", destaca Tania Cosentino, presidente da Schneider Electric para a América Latina. Defende que ‘happy hours’ e outra situações de integração da empresa não devem ser vistas como uma perda de tempo, mas investimento. Lembre-se: as pessoas só contratam e indicam profissionais que conhecem, é preciso fazer-se conhecido.

5. Tenha uma vida fora do trabalho. 

"Vai ser um profissional melhor se tiver tempo para ler, viajar, conviver com outras pessoas e viver novas experiências", defende Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil. Para ela, ter atividades diárias que não se relacionem diretamente com o seu emprego estimula a sua criatividade e promove a inspiração e motivação para trabalhar.

Vânia Marinho - Notícias ao Minuto

Comentários

Hot da semana

O estranho e inexplicável fenômeno da chuva de pedras

3 técnicas de memorização poderosas no estudo para Concurso

Ostentando na Venezuela: O cara que comprou um país inteiro com apenas 100 euros

04 maneiras de tomar o controle da sua vida

La Pascualita - A Noiva Cadáver do México