Guia para escolher seu plano de saúde em 10 passos

Guia para escolher seu plano de saúde em 10 passos

Com a grande variedade de planos, taxas, coberturas e adicionais oferecidos, é fundamental conhecer bem a operadora antes de contratá-la. Para isso, é necessário pesquisar e comparar diferentes planos. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) disponibiliza gratuitamente uma série de dados bem detalhados para você fazer a melhor escolha. Utilize esse guia como um checklist para avaliar os planos que você pensa em contratar, e só então defina.

1) Consulte o ranking de operadoras que a ANS divulga anualmente com base em aspectos econômicos, operacionais e de qualidade.


2) Veja a avaliação dos planos segundo os próprios clientes.


3) Confira a posição da operadora que você pretende contratar no índice de reclamações.


4) Veja se a operadora que você pretende contratar não é uma das que está sob intervenção do governo porque está com problemas nas finanças ou em processo de falência.


5) Uma operadora em condição financeira saudável deve estar em dia com o SUS. Verifique se a empresa que você pretende contratar é uma boa pagadora.


6) A cada três meses, a ANS anuncia uma lista de planos que foram suspensos por não cumprir os prazos máximos de atendimento. Fique ligado no site da agência e confira se o plano não está sendo comercializado ilegalmente.


7) Certifique-se de que a rede credenciada é de qualidade. Não se paute pela quantidade, e sim pela excelência dos hospitais e clínicas oferecidas.


8) Consulte quais regiões estão englobadas pelo plano, principalmente se você é uma pessoa que viaja muito, e avalie se a cobertura condiz com os locais onde você tem mais chance de precisar.


9) Informe-se a respeito dos mecanismos básicos do plano. Qual a rotina para acessar os serviços oferecidos? Existem procedimentos que exigem autorização prévia?


10) Por fim, leia atentamente o contrato e tire todas as suas dúvidas antes de assiná-lo.


Revisado em 05/07/2016.

Comentários

Hot da semana

O caso dos vampiros do Pará

Empresária emagrece 40 quilos após ser chamada de gorda no trânsito

Índia já teve uma civilização superior à nossa?

Dica de filme: Coerência (Coherence) - O que há de quântico em um jantar entre amigos?

Os 10 piores alimentos para sua saúde, segundo nutricionista